ESPECIALIDADES MÉDICAS:  

 

Conheça mais sobre cada especialidade médica.

NEUROLOGIA
OBSTETRÍCIA
OFTALMOLOGIA
ORTOPEDIA
OTORRINOLARINGOLOGIA
PEDIATRIA
PNEUMOLOGIA
PSIQUIATRIA
REUMATOLOGIA
UROLOGIA
 

 

 

ALERGOLOGIA

   Alergologia (ou Imunoalergologia) é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas.

   Caracteristicamente é exercidas por médicos com proficiência no emprego de técnicas diagnósticas (como testes alérgicos) e terapêuticas (como a dessensibilização específica) direcionadas para o tratamento das alergias (ou hipersensibilidades de natureza imunológica). Por muito tempo foi exercida somente de modo complementar por profissionais de diversas outras especialidades (Dermatologia, Pneumologia, Pediatria e Otorrinolaringologia), mas o grande aumento na incidência das doenças alérgicas e o grande acúmulo de conhecimentos científicos na área, levaram ao desenvolvimento de um novo grupo de médicos especialistas, com um enfoque essencialmente imunológico do tema: os Alergologistas ou Imunoalergologistas. Esta especialidade é classificada da lista de especialidades médicas dos Conselhos de Medicina como "Alergia e Imunologia".

VOLTAR AO TOPO

ANDROLOGIA

   Andrologia é a especialidade médica dedicada ao estudo e cuidado diagnóstico e prognóstico da saúde masculina, especificamente o que se refere à função sexual masculina, ao sistema reprodutivo masculino, e às questões conexas, anatômicas, biológicas, psíquicas, urológicas e outras, desde que conexas com as sexuais.

ANGIOLOGIA

   Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sangüíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das ditas doenças.

   No Brasil as duas abordagens, clínica e cirúrgicas, são realizadas por uma especialidade unificada que leva o nome de "Angiologia e Cirurgia Vascular".

 

VOLTAR AO TOPO

CARDIOLOGIA

   Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Doenças

   São as seguintes as classes de doenças cobertas pela Cardiologia

  • Insuficiência cardíaca
  • Arritmia cardíaca
  • Hipotensão Arterial e Síncope
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Aterosclerose
  • Doenças das coronárias
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Angina de Peito
  • Doenças da aorta
  • Doença arterial periférica
  • Cardiopatia congênita
  • Cardiopatia valvular Adquirida
  • Endocardite infecciosa
  • Cardiomiopatia e Miocardiopatia
  • Tumores Cardíacos
  • Doenças do pericárdio
  • Traumatismo cardíaco
  • Embolia pulmonar
  • Hipertensão pulmonar
  • Cor pulmonale

 

VOLTAR AO TOPO

 

DERMATOLOGIA

   Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais).

   Outra denominação é a dermatovenerologia já que a especialidade tem importante atuação no contexto das doenças sexualmente transmissíveis (doenças venéreas).

 

ENDOCRINOLOGIA

   A Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda o funcionamento dos hormônios no organismo humano. Como existem receptores hormonais em praticamente todas as células do corpo, a fisiologia no homem sofre grande influência dos hormônios.

   As principais áreas de atuaçào do especialista, que é denominado Endocrinologista, são: Tratamento do diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

VOLTAR AO TOPO 

 

GASTROENTEROLOGIA

   A Gastroenterologia é a parte da medicina que estuda as doenças do aparelho digestivo, hepatites, proctologia e sistema digestivo.

GERIATRIA

   Geriatria é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve se distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

   Geriatras são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm sua formação variável em diferentes países, mas geralmente esta passa por uma formação generalista (medicina interna, medicina de família, etc.) e a seguir são treinados nos aspectos específicos da saúde do idoso. Em geral os geriatras têm de passar por um exame de qualificação para a especialização para obter um título ou certificado de especialista.

VOLTAR AO TOPO

GINECOLOGIA

   A ginecologia literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos ginecologistas atuais são também obstetras.

Doenças

   Os principais problemas tratados com um ginecologista são:

  1. Câncer dos órgãos reprodutivos incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva;
  2. Incontinência urinária;
  3. Amenorréia (ausência dos períodos menstruais);
  4. Dismenorréia (períodos menstruais dolorosos - cólicas);
  5. Infertilidade;
  6. Menorragia;
  7. Prolapso dos órgãos pélvicos.

   Obviamente existe uma troca entre as áreas médicas. Por exemplo, uma mulher com incontinência urinária pode ser indicada para um urologista.

 

VOLTAR AO TOPO

 

HEMATOLOGIA

   Hematologia é o ramo da medicina que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso".

   A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.

   Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sangüíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.

INFECTOLOGIA

   Infectologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por microrganismos, sejam eles bactérias, vírus, protozoários, ou fungos.

   O infectologista atua na prevenção primária (educação em saúde, vacinação ect.) e na prevenção secundária (tratamento de doenças infeciosas e prevenção de incapacidade causadas por estas doenças). O foco do infectologista é na prevenção de doenças ou agravos ocasionados por agentes infecciosos e animais peçonhentos. Este profissional tem também importante atuação nas Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH).

 

VOLTAR AO TOPO

 

MASTOLOGIA 

   Mastologia é especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama.

NEFROLOGIA

   Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. A urologia se ocupa do tratamento cirúrgico de tais doenças.

VOLTAR AO TOPO

 

NEUROLOGIA

   A neurologia é uma especialidade médica que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos. Foi inicialmente observando indivíduos com patologias neurológicas e posteriormente através de experimentação científica que se começou a compreender a relação entre as diversas partes do sistema nervoso e suas funções específicas.

Grupos de doenças da neurologia

   Entre as principais doenças abordadas pela especialidade podem-se citar:

  • Cefaléias
  • Distúrbios do sono
  • Neuro-infecções
  • Epilepsias
  • Doenças vasculares encefálicas
  • Neuropatias
  • Mielopatias
  • Traumatismo crânio-encefálico
  • Doenças neurodegenerativas
  • Distúrbios dos movimentos
  • Síndrome de Guillain-Barré

VOLTAR AO TOPO

OBSTETRÍCIA

   A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

   O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetriz.

OFTALMOLOGIA

   A oftalmologia é um ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos. Essa especialidade médica se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia, assim como várias outras especialidades da medicina, tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, etc.

 

VOLTAR AO TOPO

ORTOPEDIA

   A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

   Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

 

OTORRINOLARINGOLOGIA

   A otorrinolaringologia (ORL) é considerada uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.

VOLTAR AO TOPO

 

PEDIATRIA

   A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos(Puericultura) ou curativos. (principalmente crianças)

   Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

   Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente.

PNEUMOLOGIA

   Pneumologia é área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças pulmonares e do trato respiratório.

   Dentre as principais patologias abordadas pela especialidade pode-se citar:

  • Asma
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Enfisema pulmonar
  • Bronquite crônica
  • Apnéia do sono

VOLTAR AO TOPO

PSIQUIATRIA

   Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais em humanos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos e exames de imagem podem ser utilizados na avaliação, assim como exames físicos..

   Os transtornos psiquiátricos são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos. Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida.    A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

 

VOLTAR AO TOPO

REUMATOLOGIA

   Reumatologia é a área da medicina que estuda as doenças degenerativas e dolorosas das articulações e óssosue e os tecidos conjuntivos.

   Entre algumas doenças comumente abordadas pelo reumatologista podemos citar:

  • Lupus Eritematoso Sistêmico
  • Espondilite Anquilosante
  • Esclerose Sistêmica
  • Osteoartrite
  • Artrite Reumatóide
  • Osteoporose
  • Gota
  • Febre Reumática
  • Síndrome de Sjögren
  • Poliarterite Nodosa
  • Granulomatose de Wegener
  • Doença de Behçet
  • Arterite de Células Gigantes
  • Arterite de Takayasu
  • Síndrome de Anticorpo Antifosfolipídeo

 

VOLTAR AO TOPO

UROLOGIA

   Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.

   Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, o que faz com que os distúrbios de um trato geralmente afetem o outro. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.

   A urologia está relacionada às áreas médicas da nefrologia, andrologia, ginecologia, proctologia e oncologia.

 

VOLTAR AO TOPO

  Página principal